Entrada

O Provedor do Estudante da UMa Rui Carita

O Provedor do Estudante da Universidade da Madeira

Nomeado pelo Conselho Geral a 05 de maio de 2020
 

Doutor Rui Alexandre Carita Silvestre

 

Mensagem do Provedor do Estudante

Neste nosso tempo complexo, onde uma grande parte dos nossos anteriores paradigmas vão ter, obrigatoriamente, de mudar, mantemos, no entanto, a ideia-base de que a Educação, o Ensino e a Aprendizagem se continuam a manter como os principais agentes críticos de transformação e adaptabilidade. No quadro destas novas funções, gostaria de cumprimentar toda a academia, estudantes, docentes e não docentes da Universidade da Madeira, para onde entrei vai para 30 anos, mantendo a minha disponibilidade da procura contínua de um quadro de formação de um ensino-aprendizagem de excelência, que possa responder proativamente aos desafios de uma sociedade interativa e global, profundamente interdependente e universal, em contínua mutação e onde as ações se passaram a realizar num novo quadro de espaço e de tempo.

Neste novo quadro, tal como os meus antecessores fizeram, sempre que os estudantes apresentem dúvidas, questões, reclamações, sugestões, positivas ou menos positivas, comprometo-me a ouvir, refletir e agir em conformidade com as suas expetativas no quadro legal de atividade do Provedor e da Universidade. A ação do Provedor resulta, essencialmente, da sua experiência e capacidade de instruir e encaminhar os assuntos apresentados aos órgãos e/ou pessoas competentes, lutando, depois, para que encontrem uma resolução, contribuindo para uma maior e melhor organização da nossa Universidade, e para que todos se sintam participantes ativos e corresponsáveis pela sua construção. 

Nunca como agora, foi, é e será tão decisiva a participação interdependente de todos, em qualquer organização e ainda mais, no contexto da data em que acabo de tomar posse. Como Provedor do Estudante, é meu dever ético e moral, estar sempre disponível, independente do local onde nos encontremos, para colaborar com todos os membros da academia na busca de soluções substantivas e eficazes para as questões colocadas.  

Rui Alexandre Carita Silvestre